segunda-feira, 3 de setembro de 2007

O TEATRO GRITA SOCORRO


O TEATRO GRITA SOCORRO

A sociedade maringaense, presenciou neste Sábado, 01 de setembro, mais uma peça teatral, Na Era do Rádio. Por uma sede de cultura o publico lotou o Teatro Barracão. A preços não populares de vinte reais e um texto do professor e escritor Naylor Marques, adaptado pelo professor e diretor de teatro Fabio Moraes, esperava-se um espetáculo digno de um nível artístico e cultural por quem foge do lixo global que nos é oferecido diariamente.

Porém o profissionalismo da equipe deixou a desejar logo de início, ao invés de recebermos um folheto explicativo e informativo referente a peça, recebemos um folheto de propaganda sobre a escola.

O espetáculo que seria a representação de uma rádio (Rádio Nacional), contou com atores que se quer decoraram o texto, sem total presença de palco e voz, os atores com seus respectivos roteiros em mãos, não conseguiram atingir nossas expectativas artísticas. Com isso, fica evidente a falta de laboratório e estudos de cada ator.

Ao longo da peça nota-se a indicação de vários plágios. Como personagens da famosa comédia Terça Insana, com pitadas de Zorra Total, seguidas de mais imitações do grande intelectual Jô Soares e por fim as conhecidas palavras do comercial do chocolate Batom, “Compre Batom, compre Batom”.

A peça se desenrola inacreditavelmente tirando risos e aplausos do despreparado público, sendo que, os próprios atores estavam despreparados culturalmente.

Uma banda no canto direito do proscênio nos assustou, por fim foi o que salvou o espetáculo. Uma velha no outro canto do proscênio acompanha fielmente, a programação da Rádio Nacional, por ser uma fã apaixonada pelo músico da época Orlando Silva, não nos acrescentou em nada o desenvolver da peça.

Numa apresentação do programa de melhor de três, com uma chamada idêntica da Maringá FM, três atores dublaram precariamente os seguintes cantores: Carmem Miranda, Orlando Silva e Dalva de Oliveira. As músicas eram dubladas inteiras, deixando a platéia cansada e entediada, principalmente na dublagem de Carmem Miranda, constata-se que a atriz se quer teve a capacidade de pesquisar seu personagem. “Ainda bem que Carmem Miranda não está mais presente, pois ela, ficaria como nós, decepcionada com a exposição mal feita de sua imagem.” Com gestos de boca e mãos repetitivos e inexpressivos, a atriz parecia não saber o que fazer na frente do palco.

Em um quadro que se dizia ser humorístico, com dois personagens: Tancredo e Trancada, as piadas eram totalmente clichês, não apresentando nenhuma ajuda dos atores, que possuíam uma interpretação pobre, nos deixando com dificuldade de compreender o papel de ambos. Talvez, os expectadores da primeira fila, ouviram, o que nós, da sétima fileira, não ouvimos.

Já em outro quadro, que falava de astrologia, a péssima dicção da atriz, nos deixou com dificuldades de compreender o contexto de seu papel. “Era pra ser engraçado!”

Com todas as más interpretações fica indispensável citar o papel de uma vidente que mesmo lendo o roteiro, teve a capacidade de errar e se desculpar para o público. “Sinceramente é imperdoável!!!”

No quadro de duelos entre homens e mulheres foram vomitadas piadas sem graça, que com fácil acesso são encontradas em sites humorísticos da Internet.

Também fica aqui indispensável citar a precária e insegura interpretação da atriz que dizia ser uma socialite, como todos, o seu roteiro também estava em mãos, a atriz além de ler parecia que conversava com o público, com suas gaguejadas que ficavam evidente a cada palavra lida.

Mesmo com o roteiro em mãos os atores conseguiram apresentar erros nas falas. E como estudantes de Artes, nossa indignação maior, foi a falta de criatividade e sensibilidade na execução da direção de arte. “Se é que teve!”, pois o cenário era absurdamente pobre, notando a falta de conhecimento estético na contextualização e fruição artística da suposta diretora de arte, que na verdade só cuidava das coxias.

Para finalizar, após todo o desastre teatral, ainda tivemos que presenciar homenagens, discursos e agradecimentos de praticamente toda a escola. É inadmissível, que uma escola de teatro, que se diz de nível profissional, fique em cima do palco em torno de uns trinta minutos, como se fosse peças de primário apresentadas em colégios, onde os pais sobem ao palco para tirarem fotos com os filhos atores.

Como diz o escritor português António Lobo Antunes; “A adesão é emocional e afetiva em qualquer obra de arte. O melhor crítico de teatro é a bunda. Quando a peça não é boa, ela começa a doer.” Sem mais palavras foi isso o que aconteceu conosco, era gigantesca a vontade de sair da platéia, a peça nos trouxe desilusão e decepção. É como se vivêssemos em uma sociedade suicida. Para os atores esperamos que cada um, encontre sua voz, se dedique mais ao teatro, pois ser ator, é um trabalho como outro qualquer, tem de trabalhar o tempo todo nisso, se não como nos ficou evidente, o que se faz, nunca se tornará bom.

Conseguir assassinar um texto relativamente bom, é privilégio para poucos, mas se orgulhar do assassinato, é algo extremamente grave!

Pelo amor que temos pela arte, queremos gritar que arte, não pode ser algo que nos cause vergonha. Arte enobrece, eleva, sensibiliza, requer estudo, dedicação.

Arte pode ser tudo, mas certamente não é qualquer coisa!

A arte pede socorro!

Dani Moreto

Karina Marques

52 comentários:

Rene Meyring disse...

minhas caras escritora suas criticas são lisonjeáveis se a cidade de Maringá insiste em produzir cursos de teatro apenas como algo pra ganhar dinheiro o efeito disso produz um um grito e qualificação de criticos sensatos e entendidos como vocês, talves nao valeria pagar R$ 20,00 reais para assistir a peça mas creio que este comentario eh muito valioso.
Em Maringa existem muitas boas companhias mas como todo o lugar existem a maça podre.
o que não podemos deixar que floreça maças podres se nao o cultivo cultural de maringa que eh pouco será detonados por frutas podres assim como espetaculos de dança, peça teatral, filmes, artes plastica e qualquer outro tipo de fruta cultural.
agora faço um apelo aos produtores culturais e fomentadores de cultura produzam cultura sim mais de boa qualidade, pois não adianta levantar a bandeira que não existe publico se for pra ver peças desse nível cultural
pra terminar este breve comentário deixo a frase celebre que vem em muitos boletins de cultura
A gente não quer só comida, agente quer comida diversão e arte más arte de qualidade

diretores pense antes de locar um teatro pra por merda pra que o publico digerir.

não estrague o que a tempos diretores e fomentadores de arte sérios tem construido, com peças gliches de Zorra total pois ah televisão é mais barata e nem tenho que sair do meu acomodável sofá pra assistir Zorra total. que pelos menos não lêem o texto.

ass. Povo Maringaense

Fabri I. Versali disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabri I. Versali disse...

Concordo com o Rene. É Lamentavel isso que acontece. Os responsaveis por sua Profissão tem que primar por excelência. Mesmo os que estão começando precisam se dedicar e explorar o máximo cada potencial. Não denegrir ou envergonhar os colegas depende disso.
Não assisti a peça, mas confio no senso critico de minhas colegas. E se estão dizendo tudo isso, temos que dar credito a sua opinião e pensar em uma maneira de protesto quando a agressão a essa profissão tão antiga e, no caso, não levada a sério, como deveria.
Não sei como os dirigentes dessa peça assumirão essa critica, que lendo achei agressiva, e mostra com muita veracidade a Revolta de quem gosta de cultura, valoriza o conhecimento, a prática, o esforço e o cooperativismo dessa profissão.
Um abraço as minhas amigas Dani-zinha e Karina-zinha
Parabéns pela Atitude

Anônimo disse...

Hahahah
Parei de ler no "grande intelectual Jô Soares...".
Com R$20 vou 4 vezes ao cinema

Anônimo disse...

Olá. É incrível um grupo de teatro que cobra 20 reais de entrada, ter erros tão amadores quanto esses que vocês relataram. Na minha cidade (São Sebastião – SP), o pequeno grupo de teatro, dentro das suas limitações, consegue apresentar espetáculos, pelo menos, honestos e sempre com respeito ao público.
Ah, legal esse blog, quero ver ele sempre atualizado, não apenas com notas culturais maringuenses, mas com cultura em geral, pois acredito que vocês sacam do assunto.
Falow.
Michel.

Anônimo disse...

Tava faltando um blogue como esse!

Meus parabéns!

Eu, em vez de gastar 20 barão nessa peça, fui ver Tangos e Tragédias, que foi sensacional! Esse sim, valeu a pena!

Anônimo disse...

mexeu com a bestia... Isso não passa de uma palhaçada. fui convidado a ver essa peça. achei umas doidas revoltadas lah perto do oriente medio, istambul, bambul ou outra coisa q valha ficar ate altas horas na rua... fazendo a maior zorra, q seja total ou de leve só. agora, esse tipo de humor eu nao aguento... dai domingo, no horario do termino da peça, fui na saida rondei o teatro pra ouvir quem???? o povoo... eita viu, q povo. "Se eu fosse fazer teatro eu queria ser a velha!!!" bahhh mas tu jah eh!! que mais esse povo quer?! nao sei, mas acho q isso pra eles ta otimo... Vcs duas são umas chatas q nao entendem o tedio q esse povo vive... Mas quanto ao nivel artistico da peça... Auto Peças do Polaco (44)3266-0666, liga e fala com a besta (Merchan Neves). Fiz minha grana pra cerveja, isso tem q ser banido, escrachado... se alguem entende, (e pasmem e q pena, foram assistir) tem q falar sim, nao deve deixar os outros fazerem merda... pq isso eu sei fazer, e faço todo dia, e nao preciso pagar. E tem outra, humor barato eu tenho no bar com o pessoal q bebe e fala um monte de merda, lah eu to pra isso... no teatro, eu vou eh ver outra coisa, algo mais pesado, tenha o q dizer... no entando continuo fiel a teoria da repetição... Bjuss Dani Kaka

Anônimo disse...

Finalmente... um espaço para poder dizer o que pensamos sobre a arte Maringaense e da nossa região... Quase não acreditei quando fiquei sabendo que os atores estavam LENDO o texto... e menos ainda quando soube que os pais subiram ao palco para tirar fotos com seus filhos... Tudo isso a um preço MÓDICO de R$20,00??? Fiz teclado 5 anos e as nossas apresentações eram de GRAÇA... exatamente porque era uma apresentação mais para os pais e amigos que tiravam fotos e faziam homenagens... Agora COBRAR R$20,00 pra ver axpirante a ator COM O TEXTO NA MÃO... ERRANDO E PEDINDO DESCULPAS...??? Desculpas MERECEM quem foi ao teatro esperando ver uma expressão artística cultural... e não alunos mal preparados... No mínimo deveria ter sido de graça!!!

Anônimo disse...

o Dani essa peça tem que ser paga mais eles pagarem pra que posssamos assistir-los
Cade o direito do consumidor cadê o procom ???????????????????????????

sorte que não tinha vinte reis para gastar pois se tivesse gastado isso com uma peça dessa tinha saido do teatro tão atormentado que seria atropelado na primeira skina

jeh disse...

olha..eu não vi essa peça..mas..eu jah fiz teatro...e onde eu fiz foi no meu colégio q nao tem estrutura nenhuma pra teatro...mas qndo apresentavamos nossa peça era 20 vezes melhor que essa..e era de graça...se pra algumas pessoas jah eh dificil ir no teatro pq nao gosta imagina se ela ver algum dia uma peça como essa..ela nunca mais vai querer saber de teatro.....

Rene Meyring disse...

tenho que concorda em gênero e razão com a jeh o traumatismo dessas pessoas podem ser fatal para sua vida cultural
por favor chamem o medico tem vários espectadores doentes rsrsrrsrsrsrsrsrsrs

estão em estado de choque pós seção de tortura eles tao com TCCC ( Traumatismo de Crime Contra Cultura

Spuldaro disse...

Uma crítica realmente pesada, mas completamente fundamentada!

É triste só de imaginar a situação de presenciar cópias do que já foi auge, ou do que nunca foi nem nunca será uma comédia. Ver "atores" lendo o texto!? Que horror!!!

Se eu estivesse assistido creio que não aguentaria até o final como vocês valentemente conseguiram!

Parabéns pela visão crítica e parabéns pela iniciativa de protestar esse tipo de sacanagem que muitos se acham no direito de fazer por aí!

Avacalhar com o Teatro é imperdoável. É revoltante!

Anônimo disse...

HAUAHAUHAUAHAU!
É isso ae!
Não vi a peça, mas entendo bem o sentimento geral com relação à arte maringaense. Por ser uma cidade roceira, sem uma cultura definida, algumas pessoas se alugam por produzirem qualquer "arte", sem se importarem com a qualidade do material, O PRINCIPAL!A burguesia maringaense, sem ninguém para aplaudir, acaba aplaudindo qualquer um, dando NOME, dando "fama à quem não vai pra cama" e acaba acontecendo o pior: essas pessoas acabam se orgulhando da palhaçada que fazem, como foi colocado ao fim do texto.

But don't worry, dias melhores virão...
^^

Hal/New disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

fora o lixo!!!

Anônimo disse...

VOCÊS SÃO UMAS INVEJOSAS DESGRAÇADASSS.
POR QUE NÃO VÃO VARRER A RUA? OU TENTAR PEDIR A DEUS UM POUCO DE TALENTO? COISA QUE VOCÊS NÃO TEM! NÃO É MESMO? POIS SE TIVESSEM, ESTARIAM FAZENDO ACONTECER TEATRO AQUI EM MARINGÁ, E NÃO FICAREM CRITICANDO OS QUE FAZEM, NÃO FAZEM? AH, É MESMO! POIS SÃO UMAS MERDAS.

Anônimo disse...

são umas merdas. sem talento, que acham que sabem fazer arte
pelo amor de Deus

Anônimo disse...

vocês, autoras do blog. são merdas!
nada do que fazem, vai para frente! tadinha, nasceram sem talento algum!

Anônimo disse...

É ISSO AI GALERA...
TO GOSTANDO DE VER QUE VCS ESTÃO DANDO SUAS OPINIÕES...

"A palavra não foi feita pra enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita pra dizer." Graciliano Ramos

E digam, digam, digam...
Sintam-se a vontade...

E estudem arte, muito, com dedicação, com disciplina, com amor.

Palavrões, como merda e desgraçada, não faz com que "seu" talento toque a alma das pessoas...

E vamos na nossa luta pela verdadeira arte!!!

Anônimo disse...

merda
do Lat. merda

s. f.,
matérias fecais;
excremento;
porcaria;
coisa insignificante;
s. m., fig.,
indivíduo reles, sem dignidade;
interj.,
indicativa de desprezo, repulsão ou exasperação;
gír.,
droga.

Está ai para os posts sem criatividade nenhuma... como no teatro falaram falaram e nao falaram nada!!!
Minha amiga Karina está certa, a palavra foi feita para dizer!!!
Obrigada pelo reconhecimento geral.

"A HISTÓRIA MOSTRA QUE A GENTE AGRADA A DEUS FAZENDO O QUE O DIABO GOSTA."
Raulzito

TODO POST QUE EU LEIO DIZ QUE A GENTE JÁ ERA OU NUNCA FOI NADA, BABY A GENTE NEM COMEÇOU...
A coragem é tanta que os posts aparecem como anonimos.

"ou vcs estiveram aqui ou nunca vão estar"
"o ódio não é real, é a ausência de amor"
Raulzito

Dizendo a verdade, somente a verdade.... aceitem as criticas, só estamos lutanto para ter arte!!!!!

Anônimo disse...

Incrível, como esse blog sabe meu nome... Como pode isso??? Ai bofe ta com pura inveja é!!! IN- VE - JO -SAS... Uiiiii... Sabe q eu sou... Produtor Cultural.. Han?! Produtor Cultural. Ahh. Num fode... Sou sim, Produtor Cultural.. Num fodeeeeee.. Ahh, se eh assim vamo ali no cantinho... Hehuheuhuee. |Mexeu com la bestia... Pô, se o q eu faço é ruim, e daí, fiz não é verdade??... O q os outros vão falar é pra melhorar, ou não, sou punk mesmo e vou fazer tudo fodido, pq gente q foi e nao acessa blogs me disseram q foi a mesma merda q essas blogueiras IN - VE -JO - SAS escreveram... pô, meu amigo eh invejoso (coisas de viado neh não (Michel nao se diz uma coisa dessas!!!! bahhhh eh mesmo (ai gente q falta de consideração, uiii. Não aceito críticas, suas feias e gordas, horrosas...) Pô, um cara q nao se identifica, nem precisa né mona?! Ai q bofe sem noção.. ahahahhahaha.. Atenção hj preciso beber cerveja, la vai mais um merchan... O dono do bar q eu ia vendeu o bar pq tava sendo invadido por ratos, la vai o novo bar. BAR NÃO ÀS RATAS, R. Prudente sem Moral, S/N sem razão social e nem pessoal, um bar onde tudo pode, até teu dog pode ir... "O uísque é o melhor amigo do homem, ele é o cachorro engarrafado". (Vinicius de Moraes). Uma pergunta: Crítico de arte precisa necessariamente produzir arte???? Bjus Monas ;***

Anônimo disse...

Esqueci, Mexeu, la bestia disse que não é anomino, eh um alcoolatra conhecido nos bares da cidade...

Unknown disse...

Pobrezinhos dos anônimos... O problema maior é a falta de capacidade de discernimento da cultura e a falta de humildade para receber uma crítica que apesar de áspera, muito bem colocada... Humildade pessoal... Admitam o lixo que fizeram que ao menos ganharão respeito...

Go Go Go... Alguém nesta história toda tinha que merecer aplausos....
Parabéns meninas pela LUTA...

CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP

Anônimo disse...

LIXO!
LIXO!
LIXO!

Fui testemunha ocular desde Lixo cultural!!

Realmente...
Taí... eu fiz tudo pra você gostar de mim!!!
Não dava pra saber quem era o pior!!!!

Abraços meninas e parabens!!

Anônimo disse...

Já havia visto uma merda que eles apresentaram anteriormente. O grupo de atores provavelmente era outro, mas pelos comentários das minhas queridas amigas, ele "O produtor e diretor da peça" é o mesmo, repetiu a dose. Penso que ele menospresa a inteligência do povo maringaense. A peça "Os ratos"- "meu Deus, o que foi aquilo" -eu nunca tinha visto uma coisa tão mal feita em toda a minha vida. Coisa de amadores mesmo. Tomara que esse pessoal tome vergonha e da próxima vez que forem apresentar alguma coisa, pelo menos se especializem um pouco mais antes de nos submeter a tamanha massada.SINTO PELOS DESAVISADOS, EU, JAMAIS VOU COMETER A BURRICE DE ASSISTIR NOVAMENTE A QUALQUER PEÇA RELACIONADA A ESSA ESCOLA.

Anônimo disse...

Olá Dani e olá Karina!

Gstaría muito de conversar com vcs.
Há muito não via uma crítica sincera sobre arte na cidade.
Não houve desrespeito, não ouve acidez exagerada, nem mesmo menosprezo gratuito. Foi só opnião. Não digo com isso que concordo com a opinião. Mas respeito muito.
Sou da área de teatro na cidade. Por isso, prefiro permanecer anônimo (apesar de desacreditar os anônimos). Mas é questão de ética. Irá entender quando puderem falar comigo.
Entre os assuntos que quero falar, um é saber a opnião de vcs sobre meu trabalho. Me interessa muito.
Grande abraço!
meu e-mail: dicerto@ibest.com.br

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi Anônimo que chamou as autoras da crítica de "merda"... e que sabemos não ser anônimo... se nada do que fisséssemos desse certo baby... não estaríamos aonde estamos... pois nosso objetivo não é apenas glamour... nem flashs... É TRABALHO... tente se dedicar mais ao que faz... depois que começar a ganhar confiança de jornalistas e mostrar seu trabalho em jornais e programas de TV... provavelmente ai, você poderá ter moral para colocar o nome aqui e fazer alguma crítica ADULTA... pois seu comentário foi o de uma criança de 10 anos... do tipo que leva uma bronca do pai e diz: O mãaaeeeeeee.....

7 de Setembro de 2007 09:55

Anônimo disse...

Meninas a critica de vocês está ótima, realmente não só o teatro como a arte em si no brasil grita socorro, precisamos de mais investimentos, além de pessoas que queiram realmente viver com a arte. E não é só Maringá que está desfalcada, são várias outras cidades também que investem muito pouco nisso. Continuem com suas críticas e não desistam de melhorar esse nosso quadro cultural.

beijo grande dani, se cuide e mande noticias.

Anônimo disse...

qUE VERGONHA!
FiQUEI sabendo que o dono e "diretor" do teatro foi MANDADO EMBORA da faculdade onde ministrava suas aulas( aulas..hahahahah). Os alunos DO CURSO DE LETRAS derrubaram ele do tronoooo..ehehehehe...
vcs sabem qual facul galera..meninas que escreveram esse comentárioo...FICO DE PÉ E BATO PALMAS A VCS, PARABÉNS!

Anônimo disse...

Esse Blog é excelente, Parabéns Meninas!!!!

Unknown disse...

Acredito que para criticar deveriam conhecer a iniciativa do "produtor" ele é um dos poucos que se enteressa a dispor de uma escola de artes cênicas nesta cidade, a peça dele pode não estar no nível cultural exigido pela classe que diz saber o que é cultura, primeiramente, não existe pessoas sem cultura, existem classes socias distintas que reagem de acordo com seu contexto social, por segundo, que tal montar um projeto melhor do que o dele, onde já entrem sabendo tudo! terceiro, escrever sobre algo feito é muito bom, ninguém verá sua face, porque não tenta algo mais real, porque não fizeram os comentários pessoalmente, quem sabe após o espetáculo, frente a frente? qual o problema de ator tirar fotos junto a seus famíliares? acho que sua família não dá umportância ao que fazem, por isso a crítica...talvez se vocês ao invés de fazer "picuinhas" com o trabalho das pessoas fossem ajudá-las a crescer, maringá teria maior "cultura" não é???

Anônimo disse...

PARA QUEM SOUBE DA INFORMAÇÃO QUE O PRODUTOR, PROFESSOR DE UNIVERSIDADE NA CIDADE DE MARINGA, FOI MANDADO EMBORA DA INSTITUIÇÃO ESTÁ ENGANADO... ELE APENAS FOI DISPENSADO DO CURSO DE LETRAS, E OS OUTROS CURSOS ELE CONTINUA NORMALMENTE NA INSTITUIÇÃO. PARA QUEM BATEU PALMA AOS ALUNOS QUE TOMARAM A INICIATIVA DE TIRA-LO, VAI MINHAS VAIAS, POIS SERÃO PROFESSORES UM DIA, O QUE SE FAZ, AQUI SE PAGA... quem sabe um dia alguem também não os tira!!!

Anônimo disse...

Sim, Sim, Sim... grande iniciativa do fracassado professor e diretor de teatro. Aqui mais se rouba, do que se ensina... Vejo que não sei ganhar dinheiro, eeee malandragem... antes de tomar a tão grande iniciativa o senhor diretor deveria entender ao menos, um tiquinho se quer de teatro! Estranho falar isso para um diretor né não?
Indiferente das classes sociais, o que esse pessoal acha que faz é teatro, e substima a inteligência de qualquer um com o humor mais rodado, mais barato que existe!!! Isso é de fazer um profissional da area bater a cabeça num poste, pedindo misericórdia, até sua morte. Falando em morte, foi isso o que aconteceu emcima do palco, Morte no Palco!!Assasinaram a beleza do teatro a sangue frio, sem dó nem piedade de quem assistia ao imenso show de horrores... Um diretor se orgulha disso??? só se for o diretor das companias terroristas do Bush!!!!
Antes não fazer, do que fazer merda!!Não se caga emcima de um palco!!!porra!!
Concerteza vcs meninas, estão ajudando muito com a cultura maringaense, se orgulhem disso, essas "picuinhas" citadas a cima ehhehehe façam-me o favor de nem ligar para tão pobres e perdidas palavras!!!
uma palavra para a tal compania:
"Cago na primeira vez??!!diarréias ainda virao...."
Abraços

Rene Meyring disse...

Renan o inferno esta cheio de boas intenções assim como nossa política.

Se propõem fazer algo faça bem feito prefiro não ter peças pra assistir do que assistir uma porcaria dessas

Ainda num preço absurdo

ter a capacidade de cobrar vinte reais tem que ser uma peça muito boa
Se fosse aluno dessa escola e tivesse que ter pago R$ 300,00 reias pra aprender ler com o papel no palco, eu entraria com um processo.
acordem pessoal tem professores muito bom qui em maringa nao tente aprender teatro com charlatao, cobrar vinte reais e não por uma porcaria dessa e e tirar de cada aluno R$ 300,00 e muita grana pra pouco ttrabalho.
viver de arte sim mais explorar pessoas e uma tremenda sacanagem, espero que tu concorda Renam com que falei se não saberei que vc é farinha do mesmo saco.

Anônimo disse...

BLOG LEGAL!!! ADOREI PODER DIZER ISSO...
JÁ TIVE VÁRIAS EXPERIÊNCIAS COM CURSOS DE ARTES, UMAS ÓTIMAS, OUTRAS PÉSSIMAS.
UMA COISA APRENDI: ARTE É VIDA, É EMOÇÃO, É SENSIBILIDADE, TALVEZ POR ISSO, EXISTAM POUCAS INICIATIVAS PARA SE ENSINAR TEATRO EM MARINGÁ.
POIS POUCAS PESSOAS, TEM A CORAGEM, DE APRESENTAR LIXO PARA ALUNOS INEXPERIENTES, E AINDA FAZÊ-LOS PAGAR CARO POR ISSO.
MAS CLARO QUE NINGUÉM VIVE DE BRISA, ISSO É POÉTICO DEMAIS... MAS EXPLORAR POBRES ALUNOS, QUE NADA SABEM DE ARTE, E AINDA FAZÊ-LOS ACHAR QUE SABEM, É MUITA MALDADE COM BOLSO DOS PAIS, ORGULHOSOS DE VEREM SUAS CRIAS "DECLAMANDO" PIADAS.
POBRES ALUNOS QUE CONTIUAM ACHANDO QUE FLUIR E FRUIR É A MESMA COISA!!!

Hal/New disse...

Renan...
Concordo em parte do que vc disse:
"não existe pessoas sem cultura, existem classes socias distintas que reagem de acordo com seu contexto social"
Porém, mesmo que queira se apresentar uma comédia no melhor estilo pastelão, o importante é fazer bem feito; coisa que não aconteceu dessa vez.
Piadas batidas não chegam à insultar tanto a inteligência de uma pessoa quanto o pagamento de 20,00 pra assistir uma peça mal feita.

É isso...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Caro Renan... Claro que temos que aplaudir a iniciativa de produtores, escolas, professores... mas com méritos. Não que o Fábio não mereça... mas precisa mudar alguns pontos... porque eu nunca vi atores se apresentando de texto na mão, errando e pedindo desculpas... nem quando eu fazia teclado... e nesse caso.. as apresentações eram de GRAÇA... sim, porque pagar R$ 20,00 pra ver e ouvir ator errando e pedindo desculpas... Quer tirar fotos com a família? Tudo bem... faz uma apresentação a parte de GRAÇA pra isso... como foi minha colação especial de formatura... na qual homegeamos pais e amigos ausentes... Agora obrigar a população que faz um esforço pra ter mais arte... pargar R$ 20,00... e ainda ver isso?... Ah tem dó... Não precisamos só de iniciativas... precisamos de CONHECIMENTO... e TÉCNICA...
Ou os alunos se contentaram em ler o texto no palco e tirar umas fotos com a família?... porque se esse foi o caso... ai a situação é grave...

Anônimo disse...

Crítica perfeita, comentários excepcionais. Pegaram exatamente onde deviam pegar. Olha, estão de parabéns, continuem com suas críticas, elas podem ter o dom de fazer as pessoas pensarem um pouco mais antes de divulgar qualquer trabalho mal-feito como se fosse uma obra-prima digna de Rede Globo, e - diga-se de passagem - o nosso coinsideradíssimo Fábio Moraes até acha que tem moral com pessoal de lá. Uma pena. Só porque fez a abertura de uma peça em Londrina que tinha alguns atores globais, já se sente um bambambam... Acho que se ele aprendesse a ser mais humilde, poderia conseguir dar uns bons passos tanto na carreira de professor, como na de ator e diretor de teatro... Três pontos que se ele não reconsiderar, pode perder de vez...
Temo que ele considere as críticas expostas no blog de vocês como uma afronta, mas, sério, acho que ele devia aproveitar as dicas para melhorar.

De toda forma, parabéns, meninas.

Anônimo disse...

Teatro = A arte de representar = o que faltou na apresentação da peça "A era do rádio"...

Kiii dóóóóóóóóóóóóó!!!!!

Anônimo disse...

Meninas, vocês tem razão. Acho mesmo que foi um mal ensaio aberto. Quero dizer que o erro está no fato de o trabalho ter sido cobrado, fosse um ensaio aberto, sem pretensões, todas as falhas seriam perdoadas, dada à expectativa de cada um da platéia.
O Fábio tem muitos méritos e muita coragem, mas foi precipitado em suas ações, creio que o trabalho serviu de prendizagem para todos.
Não quero, nem preciso me defender, mas o texto levado à cena não era propriamente o meu, foi aproveitado apenas o esboço da idéia original (foram aumentadas as músicas, originalmente de 15 segundos cada, retiraram o professor de ginástica, os humoristas Tancredo e Trancado realmente existiram, o progrtama Papel Carbono também, no origianl não vidente, mas a astrologia de Omar Cardoso e assim vai.
Na tentativa de adaptação o Fábio fez outro texto, que não levou em consideração a cronologia do trabalho original (de 1923, fundação da PRAA Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira estação de rádio brasileira até 1995, data em que o texto original foi feito). A função da ouvinte era justamente a de estabelecer um contraponto com a programação, criando humor, e esclarecendo a cronologia, que era feita também no original pelas sucessivas entradas do Repórter Esso. A cada notícia o público entendia que o tempo estava passando, o que era ainda reforçado pela cronologia dos jingles (que na adaptação não seguiram cronologia alguma).
Creio que todos temos chance de uma boa reflexão.
Nailor Marques Jr

Anônimo disse...

uia porque tem comentário removido ???!!!

bom eu acho que entendi o porque de estarem com o texto na mão ..será que era porque estavam numa rádioooo e quem ouvi rádio não sabe o que acontece lá nos "bastidores"
bom

minha opnião é que cada um tem sua opnião da peça... é igual cú cada um tem o seu né !

:*

Anônimo disse...

OLÀ VISITANTES DO BLOG...
Os cometários removidos, foram retirados pelas próprias pessoas que postaram...
Pois queremos mais é que opinem e comentem, e postem a vontade!!!

Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres. VOLTAIRE

Continuem visitando... abraçossss

Anônimo disse...

Boa tarde gente.
Não acho que os comentários são incoerentes não.
No entanto, não precisamos ofender o Professor Fábio Moraes. Ele tem seu méritos, bem como suas falhas, quem não os tem?
Sabemos que o teatro pode ter sido ruim, de acordo com algumas opiniões, mas seria muito mais ético e humano, encará-lo e dizer tudo pessoalmente como forma de ajudá-lo, isso edifica.
Ficar com esses comentários maldosos não levam ninguém a lugar nenhum.
Quanto às aulas dele no Cesumar... acho que não é pertinente misturar as coisas, talvez ele tenha merecido sair do posto, mas não cabe ao blog, que não o conhece, julgar isso.
A arte deve ser resgatada sim, mas não acho que será desta forma.
Tem pessoas aqui se diminuindo ao nível que julgam ter tido o teatro.
O Fábio é um cara legal, talvez lhe falte maturidade.
Bjs.

Anônimo disse...

E para os puxa saco do professor Fábio...rsrsrsrsrsrsrsrsrssrrsrs

somente minhas risadas!

Anônimo disse...

O PROFESSOR FÁBIO MORAES NÃO FOI DISPENSADO DAS AULAS DO CURSO DE LETRAS........... ELE FOI ESPULSO MESMO..HHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHH.
ESPERO QUE ELE ESTUDE MAIS!

Anônimo disse...

expulso com "s",
acho que tem mais gente precisando estudar

Anônimo disse...

aiiaiaia Fábio Moraes
expulso com "x" com "s" vc entendeu...foi expulsoo espulsooo kkkkkkkkkkkkk

tchau baby!

Marcos Daniel disse...

oi meninas...

Pq vcs sairam do ar!!??

Considerando que a cena teatral em Maringá é fraca, sugiro q vcs ampliem o foco do Blog para artes de modo geral.
Independentemente disso, gostei muito da iniciativa e do txto de vcs, muito bem fundamentado.

Abraços...t+

Karina Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
paula amanda disse...

Olá, meninas...este blog inteligentissimo e ficaz vem ao encontro de tudo que busco na minha vida nas artes. Senso crítico. Importante termos um paramentro confiavel para decidir o que é arte e o que é um puro amadorismo brincando com a seriedade de quem tem. Voces estao de parabens...nao fizeram mais nada depois disso. Por favor façam ctto. meu email e msn, amandamartinez17@hotmail.com
me add e vamos conversar...o teatro ainda grita por socorro!!!